quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O animal mais veloz do mudo

O animal mais veloz do mundo é o falcão.

O maior animal aquatico do mundo


A Baleia Azul é o maior animal aquatico do mundo

O maior animal terrestre do mundo


O elefante é considerado o maior animal terrestre

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Artrópodes


Os Artrópodes (do grego arthros: articulado e podos: pés, patas, apêndices) são animais invertebrados caracterizados por possuírem membros rígidos e articulados. São o maior grupo de animais existentes, representados pelos gafanhotos (insetos), aranhas (arachnida), caranguejos (crustáceos), centopeias (quilópodes) e embuás (diplópodes), somam mais de um milhão de espécies descritas (apenas mais de 890.000 segundo outros autores). Mais de 4/5 das espécies existentes são Artrópodes que vão desde as formas microscópicas de plâncton com menos de 1/4 de milímetro, até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.
Os artrópodes habitam praticamente todo o tipo de ambiente: aquático e terrestre e representam os únicos invertebrados voadores. Existem representantes parasitas e simbióticos. Há registros fósseis de artrópodes desde o período Cambriano.

Equinodermos



Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata (do grego echinos, espinho + derma, pele + ata, caracterizado por). São animais marinhos, de vida livre, exceto por alguns crinóides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também apresentam sua exceção: as estrelas-pena ou comatulídeos, que se locomovem utilizando os braços. Como exemplo podem ser citados os equinodermos: estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar.Este filo surgiu no período Cambriano recente e contêm cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas.


Na fase larval os equinodermos possuem simetria bilateral, vindo desenvolver a simetrial radial somente no adulto.

As larvas são livres natantes e semelhantes a embriões de cordados.

Possuem esqueleto formado por placas calcárias, coberto por fina camada epidérmica. O endoesqueleto mesodérmico é formado de pequenas placas de calcário e espinhos, que formam um rígido suporte que contem em si os tecidos do organismo; alguns grupos têm espinhos modificados chamados pedicelários que possibilitam a vida livre.

Os equinodermos tipicamente possuem um sistema hidrovascular ou sistema aquífero (também denominado sistema ambulacral)

Classificação dos equinodermos

Asteróides: apresentam corpo achatado com formato de estrela.Conseguem se movimentar através do movimento dos braços.
Exemplo: ofiúros

Holoturóides: Apresentam corpo alongado e cilíndrico. Numa das extremidades do corpo está situada a boca e na outra o ânus.
Exemplo: pepino-do-mar

Crinóides: São animais que ficam presos na região do fundo do mar. Apresentam braços ramificados.
Exemplo: crinóides (lírios do mar)

equinodérmicos: situa-se na face central. Na face dorsal está o órgão excretor.
Exemplo: estrela-do-mar.

Equinóides : Possuem corpo no formato de disco. Apresentam carapaça protetora de formação calcária.
Exemplo: ouriço-do-mar e bolacha-de-praia

vermes


Na original Taxonomia de Lineu, o grupo vermes designava a todos os invertebrados não pertencentes ao grupo dos artrópodes, ou seja, todos os animais desprovidos de esqueleto interno ou externo. O grupo vermes não é mais usado pela ciência, que o dividiu em vários filos.

Animal com o corpo alongado e/ou achatado e sem esqueleto interno ou externo. Não possuem membros, embora possam ter apêndices reduzidos na superfície para a locomoção.

Os vermes são encontrados em praticamente qualquer habitat, incluindo o mar, os rios e o subterrâneo. Muitos também são parasitas como a Tênia. Alguns vermes, notavelmente a minhoca, desempenham um papel muito importante na ecologia.

Verminoses


Verminose é uma doença provocada por agentes específicos, denominados parasitas, especialmente Endoparasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Constitui-se uma doença frequente, de difícil controle pelos órgãos públicos, que acomete o ser humano de forma irrestrita. É observada nas crianças e nos adultos, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.

As consequências decorrentes destas doenças podem representar grande danos à saúde do indivíduo, por vezes até fatais. A prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções, portanto, as orientações encontradas neste texto são de importância para todos.